quarta-feira, 23 de julho de 2008

BATMAN

Assisti Batman e minha vida nunca mais será a mesma....


Pode parecer piegas, fantasiosa ou mesmo forçado falar isso. Claro que existe muito exagero, mas posso dizer que minha vida cinematográfica em 2008 realmente não será a mesma.

Em um ano com Indiana Jones - fraaaaco - Speed Racer (nem se compara) e Homem de Ferro (muito bom!) o filme do Homem-morcego só tem um grande problema - será que terá tanta força para um terceiro filme para manter o mesmo nível - ou ser melhor?

Não me envolvi em todo o marketing (muito bem feito) do filme. As corridas virais, os trailers, etc. Agi como sempre, desde os meus 12 anos quando comecei a colecionar revistas em quadrinho. Fui ao cinema como se estivesse indo a uma banca, procurar um lugar tranquilo onde ninguém me impotunasse e abri meu "Gibi"...

Cheguei ao cinema as 11h (sim, estou vagabundo essa semana) e assisti com mais 15 pessoas que se encontravam na sala de exibição. Não irei descrever o filme - assistam!!! - mas posso fazer algumas analogias para os fãs adoradores de Batman e também algumas curiosidades para os leigos.

Tudo que já foi falado sobre o filme pela crítica e pelos interessados em Histórias em Quadrinhos é real - tramas e idéias tiradas da famosa história "A piada Mortal" - um dos clássicos do Batman, além de varias citações do universo do Morcegão em si.

"Cavaleiro das Trevas" é um filme bem psicológico. Tem suas cenas de ação, perseguição, luta e outras coisas óbvias que podemos esperar de filmes baseados em super-heróis (alias, um debate antigo entre "freaks" - Batman pode ser considerado um super-herói? Mas ele não tem super poderes - cada um tem sua opnião, mas prestem atenção em uma das frases finais do policial James Gordon a respeito disso). Mas os pensamentos psicóticos do Coringa, sua filosofia de vida, seus pensamentos ideológicos adulterados, marcam o personagem que realmente não é o "palhaço do crime" como o vilão era conhecido na década de 60, mas como o psicopata dos anos 90 até hoje. Seus diálogos com Batman e todos os demais personagens principais do filme são para deixar qualquer professor de comunicação ou filosofia ficar com uma mãozinha no queixo e balançar a cabeça - "hummmm...."; Podem me massacrar, mas por alguns instantes "vi" no Coringa o mais famoso canibal do mundo, Hannibal Lecter (Silêncio dos Inocentes) - lembram da cena dele preso em uma jaula? Quem assistiu Batman vai saber porque me referi a isso, e quem não viu tomara que perceba.

Não esperem um filme com uma única trama onde o mocinho tenta desvendar. Para quem não gostou de "Superman - returns", Batman é tão intenso que você até espera por comerciais para dar uma respirada! É uma trama atrás da outra.

Harvey Dent? Ótimo! James Gordon? Show! Alfred? É o Dumbledore do Batman!

E Batman? Batman é o Batman...!

Esse recado é para todos que dizem "não gosto de Batman": Vão! Peguem suas coisas, deixem as crianças com alguém (como disse um amigo meu, não recomendamos para criancinhas!) e vão ao cinema mais próximo pois tenho certeza que o filme não quebrou tantos recordes de bilheteria "apenas" pelo fato do ator Health Ledger (o Coringa) ter infelizmente morrido. Sua atuação é fenomenal e só não irá ganhar o Oscar (ou no mínimo uma indicação) se o pessoal da Academia estiver com medo da reação do velho Jack Nicholson.

Como esse blog é novo, vou criar algumas coisinhas!

E a primeira será votação do filme!

Darei cinco "Y" para o filme (num total de cinco)

Sexta-feira volto com sugestões de DVDs para o final de semana!

E para os mais desatentos, uma coisinha do filme que pode ter passado despercebido aos mais descuidados, aqui vai um spoiler (spoiler são informações que revelam fatos importantes de um filme, seriado ou livro). Quem quiser ler, fique livre (marque o texto abaixo com o mouse):

O endereço onde morre a personagem Rachel Dawes e onde Harvey Dent (duas caras) leva a familia do comissário Gordon é Rua 250, número 52 - 25 e 52 são números espelhados. Nas histórias em quadrinhos, tudo relacionado ao personagem Duas Caras tem haver com duplicidade, espelhos, etc - legal, ne?

3 comentários:

Unknown disse...

Ahhh não vi ainda, mas realmente espero que todas as expectativas geradas sejam superadas. E realmente um terceiro filme (com toda força que Dark Knight tomou) se for seguir o mesmo caminho que SpiderMan3, melhor ficar numa gaveta em Hollywood e no imaginário dos fãs...

Tidori disse...

Yu!!!

Parabéns pelo blog!
Tenho a maior preguiça de ler blogs... mas gostei do seu.

Quanto ao Homem Morcego, bom, sábado tive que assisti-lo pq o Wall-E (que é lindo) ia passar mto tarde.
Pra ser sincera, dormi a primeira parte inteira e acho que não fez falta, pq mesmo com o restante do filme parecia que ele nunca acabava.
Minhas impressões são as seguintes:
- Reconheço que é um filme inteligente.
- O Coringa me deu medo.
- É uma pena Ledger ter-se ido sem saber que fez o melhor papel da sua vida.
- Sou fã do Coringa, o Batman é um bundão totalmente previsível.

Acho que é só... rs

De qualquer forma, é filme para se ver no cinema, sim!

Beijos!

Unknown disse...

Yuuuuuuu!
Conforme prometi, aqui está a minha visita... rsrs!
Adorei o blog e as idéias, viu?!
Sim, assisti o Batman do início ao fim no domingo passado (último dia da semaninha de férias) e adorei o filme.
Sou fã dos filmens do Batman desde o Begins (os anteriores eram muito antigos, sabe) e sabia que este novo filme não iria decepcionar...!
Todos falavam do Coringa, que ele é legal e merece ganhar o oscar... eu achei ele muito sarcástico... dei muita risada!
Fiquei triste com alguns acontecimentos (que não posso revelar para não estragar a vida de quem não assistiu ainda), mas a gente supera, ne?
Bom... vou tentar dar uma espiada em suas novidades pelo menos uma vez por semana, ok?!
Um super beijo, muito sucesso pra vc!